Também conhecido como "Júpiter" na mitologia romana, Zeus é o deus dos deuses, deus do céu e dos trovões, na mitologia grega. Filho de Cronos e Reia, é o mais novo de seus irmãos e governa todos os deuses e humanos. Vive no Monte Olimpo junto aos demais deuses e é conhecido pelo seu apetite sexual e consequente número de filhos. Envolveu-se com deusas, humanas e, até mesmo, com outras entidades, como ninfas. Gerou filhos poderosos e heróis, como Atena, Ártemis, Apolo, Perseu, Héracles, as Musas, etc. Em tese, porém, o deus era casado com a deusa do matrimônio e da família: Hera. Com ela, tivera filhos como Ares e Hefesto. Contudo, é considerado o pai de todos os deuses (mesmo os que não foram gerados por ele) e comanda a todos.
Zeus nasceu a partir da união dos titãs Cronos e Reia. Cronos, o titã do tempo, temia uma profecia que previa sua derrota por um de seus filhos. Na tentativa de evitar a realização do seu destino, ele devorava todas as suas crias logo após nascerem. Para evitar a morte do filho e punir o titã, Reia deu à luz a Zeus na Ilha de Creta e entregou uma pedra a Cronos, que a engoliu, acreditando ser o deus.
Foi criado numa caverna, sendo amamentado por uma cabra e sob os cuidados de uma família de pastores e algumas ninfas. Ao chegar à idade adulta, Zeus foi até Cronos e o forçou a vomitar todos os seus irmãos que havia engolido. Algumas versões afirmam que Zeus obteve a ajuda da titã Métis, que cedeu um veneno capaz de gerar o vômito. Outras, porém, relatam a façanha do deus ao abrir a barriga do próprio pai. Após a libertação de seus irmãos (Poseidon, Hades, Héstia, Hera e Deméter), Zeus dirigiu-se ao tártaro, derrotou o guarda Campe e libertou os gigantes, hecatônquiros e cíclopes que lá estavam presos.
Em forma de agradecimento, os cíclopes, que eram grandes artesãos, presentearam Zeus com o Raio Mestre (a arma e futuro símbolo de Zeus). Juntamente com seus irmãos e, agora, com os cíclopes, gigantes e hecatônquiros, Zeus deu início ao que ficou conhecido como Titanomaquia: a guerra que destronou os titãs e deu aos deuses total governo e poder sobre o mundo. Os derrotados titãs sucumbiram e foram enviados aos Tártaro, onde permanecem presos pela eternidade. Ao término do combate, Zeus dividiu o planeta entre ele e seus irmãos mais velhos (Poseidon e Hades). O deus dos deuses ficou responsável pelo céu e pelo ar; Poseidon, pelas águas e, por último, Hades ficou responsável pelo submundo.
A maioria dos mitos gregos envolvem Zeus. Seja através de seus filhos (semideuses heróis) ou por relatos de guerras e disputas entre eles e outros deuses ou inimigos. O deus do céu não foi destronado até onde se tem notícia. Permaneceu governando os deuses e os humanos e possuía símbolos que, segundo alguns, ainda podem ser vistos nos dias de hoje (como a águia presente na bandeira dos Estados Unidos).
Ótima postagem. De grande valia pra quem tiver procurando sobre. Parabéns! :))
ResponderExcluirAe, caraaa. Posta mais coisa ae p mim. To precisando disso p um trabalho e teu texto é bem resumido
ResponderExcluirÉ verdade. Esperando nova postagem!
ExcluirGostei!!!
ResponderExcluir