quarta-feira, 19 de março de 2014

Deuses Nórdicos: Odin

   Odin é o principal deus da mitologia nórdica (ou germânica). Assim como Zeus, Javé e vários outros deuses principais de outras mitologias, Odin é visto como sendo pai de vários deuses (mesmo não os tendo gerado) e é chamado de "Pai de Todos". Ele é o deus de muitas coisas: sabedoria, guerra e morte (embora tenha maestria em outras áreas). Viveu em Asgard, local de morada dos deuses, no palácio de Valaskjálf. Era filho de Borr e da gigante Bestla, casado com Frigg e pai de famosos deuses, como Thor e Vidar. Uma das tarefas de Odin, como deus da guerra, é enviar as Valquírias aos campos de batalha. As Valquírias são encarregadas de recolher os corpos dos heróis mortos em guerra e conduzi-los até Valhalla. Lá, os mortos participam de vários banquetes junto a Odin e esperam até o dia do juízo final, quando serão requisitados para juntar-se à luta. 


   O nascimento de Odin está diretamente ligado ao surgimento do mundo, segundo a mitologia nórdica, pelo fato de ele ter sido um dos primeiros deuses a surgir. Quando tudo teve início, existia apenas um gigante chamado Ymir e uma vaca que o alimentava: Audumbla. Com o tempo, surgiu o primeiro deus, que deu origem a Borr, o pai de Odin. Borr, então, teve três filhos: Odin, Vili e Ve. Juntos, derrotaram Ymir e de seu corpo criaram o mundo. Sabe-se, também, que Odin, e todos os outros deuses da mitologia nórdica, tem seu destino selado por uma profecia que prevê o fim do mundo. O evento é conhecido como Ragnarök e, durante ele, o deus morrerá pelas garras do lobo Fenrir que, por sua vez, será vítima da vingança de Vidar pela morte do pai. 
   Odin tornou-se o deus da sabedoria quando foi à Fonte da Sabedoria, em uma das raízes da grande árvore Yggdrasil. Lá, Mimir, guardião da fonte e tio do deus, concedeu-lhe o direito de beber da fonte. Em troca, porém, pediu um dos olhos de Odin, que o entregou prontamente. 


   O grande deus nórdico senta-se no trono de Hildskialf, de onde consegue ver tudo o que acontece em todos os nove mundos. É acompanhado de dois lobos e dois corvos. Os lobos, Geri e Freki, são sua companhia em batalhas e caçadas, devorando os cadáveres pelo caminho. Os corvos, Munin e Hugin, por sua vez, representam a memória e o pensamento e mantêm o deus informado sobre o que está havendo nos mundos. O cavalo do 'Pai de Todos' chama-se Sleipnir. É o cavalo mais rápido do mundo (com oito patas), capaz de cavalgar pelos nove reinos. Seja por terra, por água ou mesmo pelo espaço. 



2 comentários:

  1. show! agr vou assistir thor com mais calma kkk

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Sempre quis saber mais sobre mitologia nórdica :)


    ResponderExcluir