Odin é o principal deus da mitologia nórdica (ou germânica). Assim como Zeus, Javé e vários outros deuses principais de outras mitologias, Odin é visto como sendo pai de vários deuses (mesmo não os tendo gerado) e é chamado de "Pai de Todos". Ele é o deus de muitas coisas: sabedoria, guerra e morte (embora tenha maestria em outras áreas). Viveu em Asgard, local de morada dos deuses, no palácio de Valaskjálf. Era filho de Borr e da gigante Bestla, casado com Frigg e pai de famosos deuses, como Thor e Vidar. Uma das tarefas de Odin, como deus da guerra, é enviar as Valquírias aos campos de batalha. As Valquírias são encarregadas de recolher os corpos dos heróis mortos em guerra e conduzi-los até Valhalla. Lá, os mortos participam de vários banquetes junto a Odin e esperam até o dia do juízo final, quando serão requisitados para juntar-se à luta.
O nascimento de Odin está diretamente ligado ao surgimento do mundo, segundo a mitologia nórdica, pelo fato de ele ter sido um dos primeiros deuses a surgir. Quando tudo teve início, existia apenas um gigante chamado Ymir e uma vaca que o alimentava: Audumbla. Com o tempo, surgiu o primeiro deus, que deu origem a Borr, o pai de Odin. Borr, então, teve três filhos: Odin, Vili e Ve. Juntos, derrotaram Ymir e de seu corpo criaram o mundo. Sabe-se, também, que Odin, e todos os outros deuses da mitologia nórdica, tem seu destino selado por uma profecia que prevê o fim do mundo. O evento é conhecido como Ragnarök e, durante ele, o deus morrerá pelas garras do lobo Fenrir que, por sua vez, será vítima da vingança de Vidar pela morte do pai.
Odin tornou-se o deus da sabedoria quando foi à Fonte da Sabedoria, em uma das raízes da grande árvore Yggdrasil. Lá, Mimir, guardião da fonte e tio do deus, concedeu-lhe o direito de beber da fonte. Em troca, porém, pediu um dos olhos de Odin, que o entregou prontamente.
O grande deus nórdico senta-se no trono de Hildskialf, de onde consegue ver tudo o que acontece em todos os nove mundos. É acompanhado de dois lobos e dois corvos. Os lobos, Geri e Freki, são sua companhia em batalhas e caçadas, devorando os cadáveres pelo caminho. Os corvos, Munin e Hugin, por sua vez, representam a memória e o pensamento e mantêm o deus informado sobre o que está havendo nos mundos. O cavalo do 'Pai de Todos' chama-se Sleipnir. É o cavalo mais rápido do mundo (com oito patas), capaz de cavalgar pelos nove reinos. Seja por terra, por água ou mesmo pelo espaço.
show! agr vou assistir thor com mais calma kkk
ResponderExcluirMuito bom. Sempre quis saber mais sobre mitologia nórdica :)
ResponderExcluir