sábado, 22 de março de 2014

Criaturas Nórdicas: Jormungand

Na mitologia nórdica, Jormungander ou Jormungand é o segundo filho de Loki com a gigante Angrboda. Tem como irmãos o lobo Fenris e Hel. Jormungand tem o aspecto de uma gigantesca serpente. De acordo com a prosa descrita por volta de 1220 pelo poeta e historiador Snorri Sturluson, Odin raptou os três filhos de Loki e Jormungand foi atirado ao grande oceano que circula Midgard, aonde viveu desde então. A serpente cresceu tanto que se tornou capaz de dar a volta sobre toda a terra e morder sua própria cauda, que teve como resultado um nome alternativo para a mesma: Serpente do Mundo. Seu arqui-inimigo é o deus do trovão Thor, filho de Odin.


 A Edda em Prosa conta a história do momento em que Thor quase matou Jormungand. Na terra dos gigantes(Utgard - Jotunheim), Thor foi pescar com o gigante Ymir que não sabia que seu parceiro de pesca era o deus do trovão. Por isso, Ymir não se importou em recomendar nenhuma isca específica para seu companheiro. Assim, Thor cortou a cabeça do maior boi de Ymir, chamado Himinhriot, e colocou-a no barco. Após remar com destreza e habilidade, o deus do trovão se encontrava em um local deleitado em um grande mar aberto e que estava muito distante de onde o gigante geralmente pescava. Ele prendeu a cabeça do boi no gancho e lançou-a ao mar. A serpente do mundo que se encontrava deitada sobre o leito do oceano, esticou sua boca e foi rapidamente pega pelo gancho.


Thor fixou seus olhos nos da serpente e ao se preparar para desferir um golpe bem no centro de seu crânio, Ymir entrou em pânico ao ver que o barco iria virar e cortou a linha do gancho. A serpente então afundou novamente ao leito em que se encontrara e Thor, com raiva, desferiu um golpe no rosto do gigante que foi forte o suficiente para lança-lo ao mar. Após isso, o deus voltou sozinho à terra firme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário