Javé, ou Jeová, é o nome dado ao deus judaico, que é o mesmo do cristão. A diferença, porém, é que os cristãos referem-se a ele apenas como "Deus", sem levar em consideração os nomes outrora utilizados. Atualmente, o Cristianismo é tido como a religião com o maior números de adeptos em todo o mundo (mais de 2 bilhões) e segue a Bíblia como livro sagrado. Há diversas interpretações sobre a Bíblia, das mais céticas às mais fervorosas. Não se sabe, logicamente, quais são as feições de Javé. A figura que é compactuada, porém, consiste num estereótipo europeu, com cabelos, pele e olhos claros. O deus do cristianismo é onipotente, onipresente e onisciente. Acredita-se que o mesmo sabe de tudo que acontecerá até que o mundo acabe e tem perfeito controle para mudar o curso da história. Por ser uma religião monoteísta, Javé é responsável pela vida, morte e todas as outras características que, em outras crenças, eram divididas entre outros deuses.
Assim como os maiores deuses de outras crenças, Javé foi responsável pela criação do mundo como ele é. Segundo a crença, o mundo foi criado em seis dias. No primeiro dia, deus criou a luz; no segundo, separou águas e céu; no terceiro, fez surgir a terra, dando origem aos mares. Na terra seca, criou árvores frutíferas, ervas e vegetais; no quarto dia, criou o Sol, a lua e as estrelas; no quinto dia, criou os animais aquáticos e aves; no sexto, os animais terrestres e o homem. Tirou o sétimo dia para descansar. Os primeiros humanos criados foram Adão e Eva, que viviam no Jardim do Éden. Após serem incitados a pecar, foram expulsos de lá e castigados por Javé: a mulher passaria por dores durante o parto e o homem teria que suar para conseguir o pão de cada dia.
No cristianismo, Javé enviou seu filho, Jesus, à terra. Ele foi concebido por Maria e criado por ela e seu marido, José. Acredita-se que Jesus seja o próprio Javé humanizado e que, em terra, realizou vários milagres, carregando seguidores e discípulos por onde quer que fosse. Ao ser crucificado e morto, Jesus ressuscitou após três dias e ascendeu aos céus para voltar ao lado de seu pai.
Não se pode deixar de citar que existem diversas teorias sobre a Bíblia. Vários livros e filmes já foram criados para fazer alusão ao cristianismo e demonstrar um ponto de vista diferente do qual é seguido. Apesar de poder ser comparado com algumas mitologias, o cristianismo é considerado religião por possuir seguidores e não pode ser considerado, oficialmente, uma mitologia. Várias comparações, inclusive, são feitas entre Zeus e Javé ou Dionísio e Jesus. Há teorias que dizem que Eva não foi a primeira mulher e, com isso, inicia-se um debate entre Razão e Fé. Mas essas são cenas para próximos capítulos, com maiores aprofundamentos no cristianismo.
Fiquei curioso pra saber o que vem por ae. Quando vai ter nova postagem? Voce faz todo dia mesmo? Responde ae se puder. Flw
ResponderExcluirAmigo, a intenção é de postar todo dia. Tenha a certeza, contudo, que isso não ocorrerá. Haverá imprevistos e erros, com certeza. Aviso, também, que não sei exatamente quando voltarei a postar sobre o cristianismo, mas fique atento porque certamente voltará em breve.
ResponderExcluirAh, beleza então. Vou olhar sempre pra saber logo qnd saiu. Valeu :)
Excluir