quarta-feira, 2 de abril de 2014

Deuses Nórdicos: Balder

Balder ou Baldur é o "Cristo" na Mitologia Nórdica e deus da luz, da beleza e da inocência. Filho de Odin e pai de Forseti (Deus da justiça).
Ja dizia na lenda que desde pequeno sofria terríveis pesadelos que mostravam uma premonição de sua morte. Com isso, a mãe de Balder decide tomar uma posição e acaba percorrendo os nove mundos fazendo todo ser vivente, animal, vegetal e mineral prometer que jamais iriam prejudicar o pequeno Balder. Todos os seres viventes se posicionam de acordo ao juramento, exceto a planta do visco. Sua mãe não dá importância a este fato e termina acreditando que o problema está resolvido.

Desta maneira, Balder torna-se imortal. Os Deuses do Valhalla se divertem disparando flechas que não lhe causam a mínima ferida. Entretanto Loki, o Deus do Fogo e da trapaça, trai os Deuses. Engana o Deus cego Hodr dando-lhe uma fecha cuja ponta foi aderida a um ramo da planta de visco. O Deus cego dispara contra Balder e este cai mortalmente ferido.

Hodr  portando seu arco com a flecha da planta de visco.
A morte de Balder. Christoffer Wilhelm Eckersberg
Assim vemos como o Deus do Fogo, traindo os Deuses, assassina o Cristo Íntimo dentro de nós, fato este similar aos de outros ensinamentos proferidos por outras religiões: Osíris assassinado por Seth(Egípcia), Hiram Abiff pelos três traidores(Bíblia), etc.

Quando Balder está em seu leito de morte, Odin lhe diz umas palavras ao ouvido. Ninguém sabe o que lhe diz, mas conta a lenda que é a promessa da ressurreição, após a purificação do mundo, depois da grande catástrofe em Ragnarok.

Balder é mencionado, à pedido de curiosidade, em jogos da nossa geração como por exemplo Baldur's Gate e Too Human.

Nenhum comentário:

Postar um comentário